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REDAÇÃO OFICIAL
Curso prático para a elaboração de redação oficial e atos na Administração Pública, com enfoque na redação jurídica

Horário e local

Dia 14/01/2020 Das 8:30 às 17:30

Palmas/TO

Hotel Girassol Plaza - 101 Norte, Rua NS A, Conj. 2, Lote 4 - Plano Diretor Norte, Palmas - TO, 77001-006 

Tel: (63) 3212-0202

Sobre o evento

O curso destina-se aos servidores de todas as áreas do Serviço Público (Recursos Humanos, jurídica, administrativa etc.), em face da necessidade da correta elaboração dos atos de comunicação oficiais.

Em especial, os titulares de cargos de direção, chefia e assessoramento, que devem revelar cuidados na escrita; aqueles que lidam com processos, publicações, rotinas de recursos humanos, que precisam identificar e registrar a natureza e a abrangência dos diversos atos; aqueles que elaboram atos que envolvam a redação oficial, dentre outros servidores.

Importante mencionar que a Administração Pública se rege por princípios constitucionais dispostos no art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil e a comunicação dos órgãos públicos – redação oficial - deve ser elaborada conforme a norma-padrão da Língua.

OBJETIVOS

  • Demonstrar a correta elaboração de documentos, estabelecendo sua diferenciação e finalidades.

  • Aprimorar a habilidade de escrever com mais segurança, desenvoltura e criatividade.

  • Ampliar o repertório linguístico, por meio de técnicas eficazes de leitura e compreensão de textos.

  • Aprender a identificar e lidar com diversos tipos textuais.

  • Desenvolver a fluência escrita, organizar as ideias e tornar-se o texto conciso, coeso e coerente.

  • Revisar tópicos gramaticais, aplicados à redação oficial, com foco nas dificuldades mais frequentes no uso das regras da norma culta da língua portuguesa.

  • Revisão do Acordo Ortográfico: vigente desde 1º de janeiro de 2016: Conforme o disposto no Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012, da Presidência da República.

 

Programa do Evento

I. INTRODUÇÃO

1. Língua e Fala. Léxico. Vocabulário.

2. As normas legais existentes.

3. Gramática. As divisões da gramática. Fonética. Ortografia.

4. Uso de sinais.

5. Pontuação. Usos da vírgula e usos do ponto e vírgula.

6. O uso de maiúsculas. O uso de minúsculas.

 

II. REVISÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO.

1.Tabela do hífen.

2. Crase.

3. Morfologia.

4. Estrutura das palavras. Formação. Classificação.

5. Tipos de substantivos, de artigos e de adjetivos. Locução adjetiva. Tipos de numeral. Tipos de pronome.

6. Emprego dos tempos verbais.

7. Colocação pronominal.

8. Pronomes de tratamento.

9. Sintaxe.

10. Regência verbal. Regência nominal.

11. Concordância verbal e nominal.

12. Emprego de palavras e expressões.

13. Frase. Oração. Período.

14. Classificação das orações.

15. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios.

II. ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL

1. Impessoalidade, formalidade, objetividade, clareza, coerência, concisão, correção e precisão.

2. Padronização. Translineação.

3. Como citar dispositivos legais, abreviaturas, datas, horas, maiúsculas, minúsculas, numerais, siglas, símbolos e remissão a texto legal, obras, e demais particularidade. Regras ABNT.

4. Emprego de certas palavras e expressões (uso recomendável ou a evitar, pleonasmos, cacófatos, chavões, locuções, dentre outros).

III. REDAÇÃO

1. Narração, descrição e dissertação. O uso dos tempos verbais.

2. Estilística. Paralelismo. Conectivos. Figuras de linguagem, palavras e de pensamento.

2.  A redação oficial. Análise de textos. Certo e errado.

3.  Pronomes. Uso dos pronomes de tratamento. Colocação pronominal.

4.  Palavras e expressões latinas.

5. Semântica (sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia). Significado de algumas palavras e expressões.

IV. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS – Confecção e modelos

1. Atos normativos, administrativos, ordinatórios, enunciativos e processuais

2. Padrão ofício – regras ABNT

3. Ofício

4. Memorando

5. Circular ou memorando interno

6. Despacho           

7. Correio eletrônico

8. Parecer - conteúdo

Instrutor

Sebastião Luz de Brito

Formação acadêmica: Letras e Direito, pós-graduado em Direito Previdenciário. Advogado. Servidor público em São Paulo, com atuação na área de folha de pagamento do funcionalismo, concessão de benefícios previdenciários e estatutários, elaboração de pareceres técnicos e jurídicos na área de atuação e homologação de aposentadorias e pensões. 
Professor universitário: Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales” e Escola Paulista de Direito (curso de pós-graduação em Direito Previdenciário), além de ministrar cursos sobre Folha de Pagamento do Funcionalismo Público, Regime Próprio de Previdência – aposentadoria e pensão, Avaliação de Desempenho no Serviço Público, Processo Administrativo Disciplinar, dentre outros temas de interesse do funcionalismo pela ASEA Cursos.

Investimento do Evento

R$ 2.480,00(Incluso Coffee Break, certificado de participação, material didático).

​​

Forma de Pagamento do Investimento:

Deposito em conta corrente

 

ASEA CORPORAÇÕES E DESENVOLVIMENTO LTDA

CNPJ N. 16.962.818/0001-25

Banco Itaú (341)

Agência 7182

C/C 07709-4

 

Outras opções de Pagamento com consulta previa a ASEA:

Cartão de Crédito através do PayPal ou PagSeguro;

Boleto Bancário (opção válida até 7 dias antes do evento)

​​Importante: para garantir sua vaga é necessário o pagamento seja realizado em até 7 dias antes do evento.

​​​​Informações e Inscrições

​Tel./fax: (19) 4042-8889

cursos@aseacursos.com.br

​​​

Observações Importantes

1. Data limite das inscrições com os benefícios oferecidos em até 7 dias do evento.

2. Os inscritos que queiram fazer reservas de hospedagem, deverá contatar diretamente o Hotel para ter o benefício de convenio ASEA GROUP.

 

Assistência ASEA

Na ASEA, o processo de aprendizado não termina com a finalização do curso. Os participantes recebem assistência direta do instrutor do curso, via e-mail, por mais 30 dias após o encerramento das aulas, para solucionar dúvidas e discutir questões que possam surgir na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula. Sendo limitado ao total de 3 horas de consultoria.

 

Para quantidades maiores e para casos específicos, entrem em contato conosco e assine um de nossos planos de Consultoria.

 

Material Didático

Os participantes recebem material didático em forma de apostilas, livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação, caneta e bloco de anotação.

 

Certificado de Participação

Os participantes receberão o certificado, desde que obtenham 85% de frequência.

 

Benefício Exclusivo!

Participe dos nossos cursos e tenha acesso gratuito, durante 30 dias, 03 consultas por e-mail.

Os clientes participantes de nossos cursos, além de contar com descontos nos cursos futuros pela fidelidade, contará também com tratamento diferenciado para todos os produtos oferecidos pelas demais empresas da Asea Group.